Aqui no Evolutto conversamos todos os dias com diversos consultores(as) sobre as dúvidas ou preocupações que eles nos trazem sobre esse tema e por isso decidi fazer esse post.

O objetivo é apresentar os principais pontos para que você possa entender melhor esse debate e consiga assim tirar suas próprias conclusões, trazendo o assunto para a sua realidade.

Obs. Caso ainda não esteja familiarizado com o método híbrido de consultoria, sugiro que antes leia esse outro post que explica de forma objetiva: o que é a consultoria híbrida? 

Por que fazer a transição da consultoria tradicional para a híbrida?

Bom, primeiro devo contextualizar que entrar para o mundo da consultoria híbrida é considerado hoje uma necessidade latente e não se engane, pois isso não é algo para o futuro e sim do presente!

Com o advento da nova economia, mais colaborativa, a demanda de soluções inovadoras que valorizem a flexibilidade de tempo, estar disponível para o cliente, melhor qualidade do serviço onde se deve sempre entregar mais custando menos.

Não foi o Uber que “derrubou” os taxistas e sim um péssimo serviço atrelado a uma outra série de problemas que os consumidores atuais não toleram mais.

Outro indicador forte de que esse movimento já está acontecendo no mercado de consultoria é que a empresa eleita como a melhor consultoria do mundo, a KMPG, adotou o método e está investimento nisso.

E um dos principais motivos, na opinião dos consultores(as), é a possibilidade de escalar seu faturamento! Poder atender mais clientes ao mesmo tempo, garantindo a excelência na entrega do seu serviço e ainda ter qualidade de vida parece ser a META para a vida dos consultores.

Como entrar para a consultoria híbrida

Primeiro você deve ser bem criterioso ao escolher a ferramenta adequada, pois esse é um dos principais pontos críticos de sucesso.

Tecnologia sem dúvida é a grande aliada para se ter acesso num ambiente em nuvem, na automação, na integração e no controle dos processos na execução do seu projeto de consultoria.

Entender o método também faz parte da lista de fatores críticos de sucesso, pois sem ele a eficácia nas interações Cliente x Consultor pode ser comprometida e assim o processo de transformação não ocorrerá da forma esperada.

DICA: A consultoria híbrida está apoiada na transferência irrestrita do conhecimento, baseado em boa parte na Andragogia. Nesse post, você poderá entender mais detalhes sobre isso: andragogia na consultoria online?

O processo de transição pode ser feito de forma gradativa sem gerar impacto na sua carteira de clientes atual. Defina um plano para os novos clientes ou até para aquela demanda reprimida que até então você não tinha tempo e nem “braço” para atender.

Então, recapitulando:

  • Escolher a melhor tecnologia;
  • Definir um método vencedor;
  • Plano para atrair clientes.

Principais preocupações dos consultores na transição

Muitos consultores nos procuram com o mesmo problema: dificuldade em atrair novos clientes.

Mesmo entendendo a nossa tecnologia e o nosso método, essa objeção sempre aparece.

É natural que isso aconteça, afinal, sabemos que a consultoria tradicional se baseia muito no “boca a boca”, na indicação. Se você pretende escalar sua consultoria, sua atenção e ação também deverão estar voltadas para atração de novos clientes.

A boa notícia é que hoje as organizações, e seus respectivos executivos/proprietários (independentemente do porte), estão mais favoráveis a contratar consultores(as) que dispõe desse método do que nunca.

Fica claro então que quem fizer bem a lição de casa se posicionando na internet, gerando autoridade no mercado onde atua, sairão na frente. Se você está pensando: não sei por onde começar essa parte.

Fique tranquilo. Com o nosso Markeplace, você garante a atração de clientes para a sua consultoria e, também, sua presença online.

Não estar 100% presente no cliente é também um ponto de preocupação, mas isso diminui muito o peso se você pensar que estará 100% do tempo disponível para o cliente e isso tende a ser mais relevante nos dias de hoje.

Entrar para a consultoria híbrida vale a pena

Conforme prometi no início desse post, a ideia aqui é apresentar uma abordagem clara sobre as discussões em torno desse assunto para que você tome as suas próprias conclusões.

Para te ajudar nessa decisão, trouxe um material para você calcular a relação Custo x Benefício de adotar o método da consultoria híbrida, com dados reais fornecidos pelo Evolutto.

Baixe a nossa planilha de ROI para consultoria. 

É isso.

Se ficar com alguma dúvida, me mande uma mensagem!

  • Nome
  • Seu melhor e-mail