Skip to main content
5/5 - (6 votes)

Quer entender como abrir empresa de consultoria? Você compreende cada etapa dentro dos processos para esta abertura de empresa, assim como entende suas obrigações fiscais, sabe como gerenciar seus tributos para pagar a menor quantidade de impostos possíveis? Bem, se a resposta for negativa para alguma destas questões, nós indicamos fortemente o serviço de um contador especializado!

Os contadores são profissionais especializados na abertura de empresa, assim como nas áreas financeiras, econômicas, fiscais e patrimoniais.

Seus procedimentos de trabalho envolvem muitas etapas, e realizam atividades como declarações de renda e cálculos de impostos.

Por meio desse profissional, a empresa de consultoria pode visualizar suas receitas e despesas e entender se o negócio é de fato lucrativo.

Pode-se dizer que ele é um grande avaliador de risco e um estrategista para reduzir a carga tributária e prevenir problemas no fisco.

Portanto, vamos entender um pouco mais sobre o porquê empresas de consultoria precisam de um contador, principalmente quando querem saber como abrir uma empresa:

Por que ter um contador é tão importante para a empresa de consultoria?

Todo negócio precisa de uma boa contabilidade para se tornar legal, afinal, é preciso pagar impostos para manter a empresa saudável e atuante.

As empresas precisam prestar contas ao governo e passar informações sobre suas atividades ao IRS, ao Ministério da Fazenda e à Prefeitura, onde calculam os impostos a serem pagos para manter os negócios da empresa abertos.

As informações contábeis da empresa geralmente são necessárias, especialmente em bancos, apenas no caso de algum tipo de financiamento ser necessário.

Devido à importância desse profissional no trato de questões burocráticas, algumas empresas contratam contadores para trabalhar apenas dentro da empresa, principalmente empresas que possuem grande demanda por documentos, funcionários e negócios.

O Brasil é um dos países com sistemas tributários e fiscais mais complexos do mundo, portanto, é necessário um profissional que esteja ansioso para modificar continuamente as regulamentações para que sua empresa não corra o risco de sofrer.

Existem penalidades severas devido a erros e omissões.

Portanto, é mais indicado a contratação de uma contabilidade terceirizada, para ter sucesso, especialmente no momento de abertura de empresa.

Esses profissionais não são apenas bons em burocracia, mas também atuam em auditoria, capitalização de investimentos, seguros, previdência social, perícia contábil e controle de direitos.

Com um profissional tão importante ajudando sua empresa a manter a legitimidade jurídica sem pagar impostos abusivos, seu negócio consegue ter economia e se manter seguro.

Funções desempenhadas pelo contador

Para a abertura de empresa de consultoria, esse profissional é essencial porque é um grande participante na manutenção e no desenvolvimento de negócios.

Os contadores estão envolvidos nas seguintes atividades:

  • Abertura de empresa

Pretende arrecadar os tipos de tributos, define o setor empresarial, o capital social e executa toda a burocracia junto ao órgão competente no momento da abertura de empresa de consultoria.

  • Gestão de controle

Balanço mensal, contrato, plano financeiro, fluxo de caixa, controle de estoque, cálculo de impostos, emissão de faturas fiscais, emissão de folha de pagamento, rescisão de contratos de trabalho, registrar todos os fatos que podem ser expressos em valor monetário, definir a estratégia de crescimento da empresa e notificar as empresas.

Todas as mudanças ocorridas nas leis e regulamentos do país em relação à tributação de seus negócios, também ficam a encargo do contador.

  • Transação

Estoque, liquidação de contas, divisão de parceiros e outras questões financeiras, jurídicas e burocráticas.

A contabilidade é a “mão direita” da empresa, portanto, se o objetivo é manter o negócio legal e sem dores de cabeça, a existência desse profissional não pode ser descartada.

Porém, é preciso saber escolher um profissional que oriente sua conduta com ética e honestidade, afinal ele obterá as informações mais importantes da empresa.

Compreender a contabilidade vai muito além de registrar atividades como receitas e despesas da empresa.

Os contadores são uma fonte de informação para os empreendedores e um dos aliados mais importantes para o sucesso no momento da abertura de empresa.

  • Informação de Gestão Estratégica

Atualmente, a maioria das empresas investe em marketing para aproveitar suas vendas.

Principalmente o marketing digital, porque a Internet é o meio de comunicação que a maioria das pessoas passa a maior parte do tempo se conectando.

Porém, além da contratação de agentes digitais para fazer o marketing da empresa, a gestão estratégica da empresa também é muito importante.

Se a empresa não tiver um controle de custos efetivo e houver muito menos informações para apoiar a aquisição de dados detalhados sobre o desempenho da empresa, não há necessidade de vender mais produtos.

Os contadores são profissionais e poderão apontar essas informações estratégicas por meio de demonstrações de resultados e relatórios gerenciais, complementando assim um dos principais motivos pelo qual as empresas de consultoria precisam de um contador, essencialmente no momento de abertura de empresa.

Victor Pacheco

Victor Pacheco

Jornalista formado pela Universidade Nove de Julho focado em produção de conteúdo para a internet e amplo conhecimento em SEO.