Skip to main content
5/5 - (5 votes)

É possível escalar sua empresa de consultoria?

Quem não quer aumentar exponencialmente o seu número de clientes e ainda impressionar cada um deles com um atendimento de primeiro mundo? De antemão já te falo: isso só é possível ao escalar sua empresa de consultoria.

Imagine se você conseguisse não se preocupar com horas e horas de deslocamento para chegar na empresa do seu cliente, transformando esses custos com logística em faturamento.

E mais, você já pensou na possibilidade de equilibrar tudo isso com a sua vida pessoal e ter a tão esperada qualidade de vida?

Parece bom demais para ser verdade, né?

Eu também ficaria desconfiado se eu não tivesse visto de perto os nossos próprios resultados e também os dos nossos clientes.

Em suma, não há nenhum segredo nisso. É apenas um conjunto de pilares que qualquer um consegue aplicar, mas que poucas pessoas se permitem viver isso.

Dessa forma, ainda nesse post, eu vou compartilhar com vocês o que eu fiz para transformar o meu negócio e torná-lo uma consultoria escalável. Confira o que você vai ver:

  • A consultoria na nova economia
  • Os pilares para escalar sua empresa de consultoria
  • Mindset: quebre as crenças limitantes
  • Método: sua consultoria preparada para o novo consumidor
  • Forma: a entrega do seu serviço
  • Tecnologia: não existe poder de escala sem ela
  • Como escalar sua empresa de consultoria

Assim como você, eu também já tive esses problemas e fiz diferente para deixar eles para trás.

Já mapeei a estrada e conheço os buracos do caminho. Por isso, posso garantir que os pilares funcionam. Só depende de você.

Eu sei que a promessa é grande, mas nossas ambições precisam ser audaciosas. Sem isso, não faz sentido sair da cama de manhã.

A consultoria na nova economia

Acima de tudo, a nova economia é baseada em serviços. Mas afinal, o que é a nova economia? Em outras palavras, significa que o acesso começa a ser mais importante que a posse. Quer ver?

Hoje em dia, consumimos serviços de uma forma diferente de antes, certo?

Vai me dizer que você pensava que o Uber estaria aí? Ou que estaria ouvindo aquela sua música preferida no Spotify? Muitos falaram que tudo isso era loucura e que não daria certo.

Em contrapartida, olhe onde eles estão.

Uma vez que a forma de consumir muda, as empresas também precisam mudar a oferta desses serviços para continuar no jogo da nova economia. Inclusive a sua consultoria.

Até porque você não quer ser uma Kodak, certo? Certo.

Vou deixar uma reflexão por aqui. Muitas pessoas têm me perguntado como o novo mercado pretende consumir consultoria, e eu posso dizer: o seu futuro depende de você saber escalar sua empresa de consultoria. E, é com essa questão no ar que vou apresentar os pilares da consultoria escalável.

No final desse texto, com certeza, você terá a resposta e, mais do que isso, não vai parar de se perguntar o porquê você ainda está fora do jogo.

Os pilares para escalar sua empresa de consultoria

Os pilares são o suporte para uma consultoria escalável. No nosso modelo, trabalhamos 4 que são fundamentais: o Mindset, o Método, a Forma e Tecnologia.

Todos trabalham juntos. A tecnologia sozinha, por exemplo, não consegue ter sucesso.

Mindset: quebre as crenças limitantes

O mindset é a nossa forma de pensar. A boa notícia é que ele pode ser transformado quando a gente quebra alguns paradigmas.

Lembra quando falei ali em cima do Uber? Fazer motoristas comuns se transformarem em “táxi” foi uma quebra de paradigmas realizada pelo Uber.

Quando pensamos em consultoria, temos alguns paradigmas que precisam, urgentemente, de uma quebra. Você inclusive já deve ter ouvido alguns deles e não duvido que até concordava antes de ler esse post.

Vamos lá. Pense em um dos seus clientes.

De todas as vezes que você esteve presente na empresa dele, quantas delas a sua presença foi crucial? Nem todas, certo?

O pior sentimento é sentir que a gente não deveria estar naquele lugar, mas como já estava agendado, a gente acabou indo. Acaba sendo frustrante quando isso acontece porque, cá entre nós? A gente sabe que o tempo é extremamente relevante na vida do consultor.

Quer outra?

Quantas vezes você ouviu que cliente de consultoria vem de indicação? E por que isso é uma crença limitante? Porque nesse modelo, você tem ZERO poder de escalar o seu negócio.

Por exemplo, você é um consultor do interior de São Paulo. Todos te conhecem, já tem anos de mercado e uma bela autoridade construída. Seu método de consultoria é tradicional e para você tudo bem. Aparentemente você tem a sensação que não dá para fazer mais. Será?

A culpa não é sua de pensar assim. Porém, nos dias de hoje, com o avanço da internet e da nova economia, como os clientes vão te achar?

Você concorda que, nesse caso, estamos lidando com limitações geográficas e até econômicas? O que não é bom para o seu e para nenhum negócio.

Você precisa pensar como consultor e, mais do que isso, como empreendedor para encarar e surfar na onda da nova economia.

Método: sua consultoria preparada para o novo consumidor

Uma vez que o nosso mindset está pronto para o novo mercado, precisamos entender os métodos de consultoria disponíveis, para conseguirmos entender qual o nosso atual momento e aonde queremos (e vamos) chegar.

O primeiro é o método convencional. É aquela história que você conhece: um pacote com serviços de horas e dias para executar o plano de trabalho. Aqui, você faz tudo 100% presencial, e acaba levando mais tempo do que esperava.

Quem nunca foi chamado para tomar aquele cafezinho no corredor para falar sobre um assunto fora do escopo daquele dia?

Bom, o outro método é o compartilhado. Um único consultor reúne algumas empresas em encontros semanais para disseminar conhecimento e, depois disso, executarem tarefas a serem validadas na outra semana.

Pensa só. Seria bom se todos se comprometessem, né? Porém, na prática, sabemos que não é bem assim.

Outro método é o “faça você mesmo”. Como resultado, o cliente compra manuais e ele mesmo vai aplicando. No Brasil, esse método não teve muita aderência.

Agora, vou falar os dois últimos métodos. Eles são parecidos e causam confusão nos seus conceitos. Por isso, falei sobre as diferenças e semelhanças da consultoria online e híbrida em outro post.

Consultoria online e consultoria híbrida

A consultoria online é aquela totalmente remota. Até funciona para alguns casos, mas para outros deixa a desejar.

Já a consultoria híbrida uniu as coisas boas do método tradicional (as visitas presenciais que realmente importam) com as coisas boas do online (controle, flexibilidade e disponibilidade). Esse método trabalha o empoderamento do consultor e da empresa de consultoria.

No modelo híbrido, adotamos a andragogia que, resumidamente, é a ciência que orienta o ensino para adultos.

Vou propor outra reflexão: no seu método atual, como o seu cliente tem controle do processo? Se você estiver pensando em troca de e-mails, Whatsapp ou qualquer outra ferramenta, esquece! Esses nomes te garantem acesso, mas não controle.

Em outras palavras, no método da consultoria híbrida você e o seu cliente têm CONTROLE de todo o processo. Aqui, a rastreabilidade de documentos, contratos e até troca de mensagens é total.

Já que você e a nova economia foram apresentados lá em cima, vou citar outros benefícios, além da rastreabilidade, da consultoria híbrida:

 

  • Flexibilidade
  • Disponibilidade
  • Fácil de entrar e fácil de sair

 

Lembra do Uber e do Spotify? Ambos oferecem tudo isso. E você também pode se escalar sua empresa de consultoria.

Forma: a entrega do seu serviço

A forma é o caminho que você escolhe para transferir o seu conhecimento para o cliente.

Alguns consultores afirmam que já atendem de forma remota utilizando alguns softwares do mercado como o Trello, Asana… Imagina só se esse consultor aumentar em 5, 10, até 30 vezes o número de clientes… Aí complicou.

A consultoria híbrida integra todas essas funcionalidades em um único ambiente. Assim, a forma de atendimento é ILIMITADA. E vamos combinar? Quem é que não gosta dessa palavra?

Concordo com você que o “ilimitada” pode assustar para o nosso lado. Parece que vamos ficar sem vida, né? Apesar disso, é totalmente ao contrário.

Na consultoria híbrida, você atende o chat em tempo real e responde chamados que foram abertos enquanto você estava dormindo, por exemplo. Você acorda e responde 🙂

Tecnologia: não existe poder de escala sem ela

Lembra que eu falei que a tecnologia sozinha não garante o sucesso da consultoria escalável?

Eu não menti. E é por isso que estou apresentando ela agora depois dos outros pilares.

A plataforma integra tudo isso que falamos e concordamos até aqui. Ela incorpora o método, assume a forma e garante a sua entrega com um atendimento incrível. Por exemplo, lembra que falamos, também, do controle?

Se eu falasse sobre um cliente que você atendeu há 2 anos e pedisse para você me mostrar um documento trocado no primeiro mês de consultoria… Você teria como me mostrar de forma rápida? Instantânea?

Imagine que, com a tecnologia, você pode escalar a sua consultoria e ter todo esse controle imediatamente a um clique.

Ou seja, você ganha produtividade, automação, qualidade de vida, poder de escala, consegue atender muito mais empresas simultaneamente e fatura muito mais.

Em suma, muitas vezes nós mesmos nos boicotamos, e você merece viver isso.

Como escalar sua empresa de consultoria

Agora que viu nossos pilares, deve estar convencido que nosso negócio é vencedor. Com o Evolutto você consegue transformar seus métodos em produtos escaláveis e, consequentemente, aumentar em 5x seu faturamento anual e em 15x o número de clientes atendidos.

Venha conhecer nossas soluções e aprenda a escalar sua empresa de consultoria para entregue a melhor experiência que o seu cliente pode ter da sua consultoria.

Igor Furniel

Igor Furniel

Criador de um método disruptivo que mudou o modelo tradicional de negócio de consultoria. Com ele, seu faturamento anual foi de R$ 250 mil para os mais de R$ 7 milhões. Atualmente auxilia mais de 200 consultores no processo de digitalização e crescimento exponencial de suas consultorias.