Nós já tratamos aqui no Blog sobre o conceito do modelo de consultoria híbrida e sabemos que ela está apoiada em 3 pilares bem sólidos: Transferência de conhecimento, método e tecnologia. Nesse post, vou abordar especificamente a transferência de conhecimento e para explicar melhor esse tema nos baseamos muito na Andragogia.

Calma lá!

O que é Andragogia?

Mas que termo complicado, não é?

Pode soar a princípio um pouco estranho e incomum, porém veremos aqui que é algo bem simples e muito útil no nosso dia a dia, tanto na esfera profissional como no pessoal.

Basicamente, andragogia é o ensino para adultos. Pedagogia está para crianças assim como a andragogia para adultos. Mais fácil, né?

Você já experimentou ensinar a um senhor de 90 anos como configurar seu e-mail em um smartphone?

Muitas crianças até tentam, mas por vezes surgem conflitos no aprendizado. E o inverso?

Já experimentou ensinar uma criança de 4 anos que ela pode se machucar ao subir em uma árvore? (Nesse tipo de caso, muitas vezes dizer NÃO a uma criança pode até ser perigoso, elas são automaticamente movidas a fazer o contrário que os adultos pedem…).

evolutto-consultoria-escalavelPowered by Rock Convert

Pois bem, adultos e crianças aprendem mais e melhor de maneiras bem distintas. Assim, a forma como o aprendizado é conduzido precisa ser diferente.

Andragogia e a consultoria online

Você é um consultor e precisa que seu cliente atinja de forma efetiva (com rapidez e qualidade) um determinado objetivo: ser mais eficiente em determinado processo produtivo, controlar melhor determinado custo crítico, realizar um planejamento estratégico de longo prazo, etc…). Pois bem, vamos te contar um segredo:

– Adultos querem juntos construir o conhecimento, colaborar no processo de aprendizado e agir de forma autônoma. E aprendem muito melhor em ambientes informais, confortáveis, flexíveis e sem ameaças (Malcolm Knowles, o pai no mundo corporativo da Andragogia que estabeleceu essa tese).

E não é que funciona! Consultores e empresas de consultorias utilizam a nossa plataforma seguindo exatamente esse conceito para realizar a transferência de conhecimento aos seus clientes e assim concretizar as transformações necessárias. Inclusive, temos um post sobre como produtizar a sua consultoria que fala um pouco sobre isso.

Independentemente da área de negócios, quando o consultor fragmenta o conteúdo da sua consultoria, divide em processos e etapas claras, estabelece um ponto de partida com uma rota de chegada a um objetivo fim e delega as tarefas aos seus clientes: eles realizam as etapas com maestria! E o mais importante: realizam no ambiente que desejam, da maneira e no ritmo que precisam e no momento que lhes é mais apropriado. E fique tranquilo, se eles tiverem alguma dúvida, eles irão te solicitar e pontualmente você esclarece o ponto, ele aprende e “segue o jogo”.

Não crie com seus clientes de consultoria uma relação de dependência, os adultos abusarão disso e dificilmente você cortará facilmente o “cordão umbilical”.

Por falar em “cordão umbilical” … Como estão os filhos e a família!? E o crescimento pessoal e desenvolvimento próprio? A gestão do tempo na consultoria é fundamental – Quanto tempo você dedica naquilo que realmente importa para você? Iremos te mostrar aqui que com a nossa plataforma, você terá mais tempo para você e muito mais qualidade de vida! Mas isso é tema para uma outra conversa…

Até mais!

Responder

  • Nome
  • Seu melhor e-mail