Sabia que a proposta é crucial no momento de decisão pela contratação dos serviços de consultoria? É verdade! Uma proposta mal feita pode inviabilizar a contratação de um bom consultor. Neste pequeno post vou te dar dicas infalíveis para arrasar na proposta e deixar uma excelente primeira impressão!

Não gostaria de alongar esta discussão, por isso vamos direto aos passos para elaboração.

Sequência dos elementos essenciais de uma proposta para serviços de consultoria:

1º Página de abertura

Seja direto: Proposta para a prestação de serviços de XYZ.

Para incrementar! Use uma imagem grande, bonita e que de um tom de personalização. Ex: se a proposta é para uma empresa de construção civil, procure uma foto de alguma obra de seu cliente e se não tiver, use uma foto que represente a construção civil.

2º Breve introdução

Enderece o assunto de forma sucinta: Prezado fulano de tal, de acordo com a visita realizada ou analisando o resultado do diagnóstico realizado ou conforme solicitado, apresentamos aqui nossa proposta para realização dos serviços de consultoria para a NOME DA EMPRESA.

3º O Projeto

Nesta seção descreva de forma objetiva o que está propondo, seja o mais didático possível, deixe claro o escopo dos serviços, destaque o que está incluso e se necessário destaque também o que não faz parte do trabalho. De uma ideia clara de prazo ou cronograma do projeto. Lembre-se, nem sempre quem recebe sua proposta é o tomador de decisão, esta pessoa pode ser um interlocutor e precisará ser capaz de explicar sua proposta / serviços para outros.

4º Benefícios / Diferenciais

Este é o espaço reservado para mostrar o porque sua consultoria é a melhor opção. Evite os jargões de mercado, evite destacar aquilo que todo mundo destaca, isso não é diferencial. Se concentre naquilo que você faz melhor do que ninguém. É nesta parte da proposta que você dá argumento ao comprador para que ele possa questionar seus concorrentes.

Exemplo: Consultores que utilizam o evolutto sempre podem destacar:

  • Plataforma de consultoria disponível 24h por dia;
  • Disponibilidade de atendimento das 8h00 às 18h:00;
  • Interação ilimitada com o time de especialistas.

Só com 3 diferenciais você está dando informações que podem derrubar vários concorrentes em uma possível disputa.

5º Time

Em geral recomendo que esta informação esteja no site. Se quiser incluir só faça isso se valer a pena destacar as habilidades de quem executará o projeto.

6º Preço / Condições de pagamento.

Informe com clareza e fonte de 3 a 5 pontos maior, qual é o investimento total e as condições de pagamento. Ex: R$ 10.500 10% pagamento à vista ou 3x Cartão de crédito ou boleto. Inclua a imagem dos meios de pagamento que você aceita:

Se houverem condições especiais ou pagamentos por êxito, deixe isso claro e use o negrito para destacar. NUNCA utilize as famosas letrinhas pequenas

7º Depoimentos 

Se tiver depoimentos verdadeiros, inclua de 2 a 3 menções de clientes que falam algo de bom sobre você. Preferencialmente, cite depoimentos de clientes do mesmo ramo ou que tenham contratado serviços semelhantes.

8º Contato

Indique a melhor forma de entrar em contato com você. Atualmente é muito recomendado informar um celular/WhatsApp, além disso não esqueça de informar o endereço, e-mail e telefone fixo. Esta sessão é dispensável se estas informações estiverem no e-mail, por exemplo.

Faça o download gratuito do modelo de proposta comercial que desenvolvemos com base nesta estrutura

 

Dicas finais

Seja direto e conciso, a grande maioria das pessoas não tem tempo a perder e, infelizmente, não gostam de ler. Use sempre imagens que não exijam direito autoral ou compre-as de bancos de imagem como a ShutterStock, por exemplo. Se puder investir um pouco use propostas no formato eletrônico como as do Proposeful que além de deixar a proposta mais bonita e profissional te ajudará a controlar abertura e outras informações importantes. Na pior hipótese, salve a proposta em PDF, nunca envie uma proposta em formato aberto para o seu prospect.

Responder

  • Nome
  • Seu melhor e-mail